DÚVIDAS

Neutro universal

Vendo há dias um programa sobre as médicas e sufragistas Carolina Beatriz Ângelo e Adelaide Cabete, uma das investigadoras ouvidas usou o termo «neutro universal», referindo-se a questões levantadas na época sobre cargos e funções em que prevalecia o masculino.

Como desconheço o termo e não encontrei qualquer registo/explicação, fica a pergunta: «neutro universal» é um conceito linguístico?

Os meus agradecimentos antecipados.

Resposta

Não conseguiremos apurar com rigor a intenção do que ficou dito no programa em questão.

Não obstante, poderemos dizer que a expressão «neutro universal» é usada nalguns contextos gramaticais para descrever o uso do género masculino como forma que abrange tanto o masculino como o feminino.

Este conceito tem vindo a ser discutido em contexto de propostas para a linguagem inclusiva onde se tem avançado a adoção de um género neutro que possa funcionar como o «novo neutro universal».

É possível que, no contexto de profissões tipicamente ocupadas por pessoas do género masculino, esta expressão possa ter sido usada em tom crítico para mostrar a importância de mulheres como as referidas na pergunta para questionar esta ordem estabelecida.

Disponha sempre!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa