DÚVIDAS

O feminino de médio (futebol)

Gostaria de saber se, no caso de uma jogadora de futebol que joga no meio-campo, é mais correto dizer-se que se trata de uma "médio" ou de uma "média". Leio escrito de ambas as formas, por isso tenho optado por... "centrocampista".

Resposta

Recomendamos que o feminino de médio (médio-centro) seja média (que pressupõe média-centro), pelas razões a seguir expostas.

Médio-centro (ver dicionário da Porto Editora, na Infopédia) tem como sinónimo médio, palavra que faz parte da terminologia futebolística usada em Portugal. O termo médio é também usado no Brasil, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, como redução de médio-volante, que tem significado igual a médio-centro.

No dicionário brasileiro, médio, no contexto do futebol, é um substantivo usado nos dois géneros (é um substantivo comum de dois géneros): nesta perspetiva, diz-se e escreve-se «o médio», se nos referimos a um jogador, e «a médio», se se trata de uma jogadora, portanto, sem alteração da forma da palavra. Contudo, em dicionários portugueses que registam médio na aceção em referência (por exemplo, dicionário da Porto Editora e Dicionário Priberam da Língua Portuguesa), classifica-se esse termo apenas como substantivo masculino, o que deixa supor que, pretendendo mencionar uma jogadora, se abre a possibilidade de criar uma forma específica do género feminino, a qual será média. Esta está conforme a regra geral dos substantivos terminados em -o átono e numa consoante (vide Nova Gramática do Português Contemporâneo, 2.ª ed., págs. 192 e 193) –, a qual é generalizável a outros termos da terminologia desportiva; por exemplo: «o avançado», «a avançada»; «o extremo», «a extrema»; «o goleador», «a goleadora»; «o árbitro», «a árbitra».

Sendo esta a regra – e, por isso, considera-se aqui média como o recomendável (e não «a "médio») –, acontece no caso em apreço exatamente o mesmo com funções, cargos e profissões tradicionalmente ocupados por homens, que ainda hoje encontram resistências na natural flexão do feminino.

[Vide, a propósito: Qual o feminino de bombeiro?O feminino de carteiro + Mação. E a mulher da Maçonaria?"Poetisa" inferioriza? + Poeta ou poetiza? + O feminino da palavra bispo + A juíza + a aprendizaA tropa no feminino + O feminino de palhaçoO feminino de guarda-noturnoO sexo das profissões + Textos Relacionados (ao lado)]

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa