O paralelismo nas cantigas de amigo
Relativamente à cantiga de amigo Ai flores, ai flores do verde pino, é constituída por dísticos seguidos de refrão ou por tercetos?
Relativamente à cantiga de amigo Ai flores, ai flores do verde pino, é constituída por dísticos seguidos de refrão ou por tercetos?
Os cantares de amigo (ou cantigas de amigo) apresentam processos combinados de construção, que assentam, sobretudo, no paralelismo.
«Cerca de uma quarentena de tais cantigas, nomeadamente designadas como «paralelísticas», apresenta uma estrutura rítmica e versificatória própria, redutível a um muito simples esquema. A unidade rítmica não é a estrofe, mas o par de estrofes, ou, mais precisamente, o par de dísticos, dentro do qual ambos os dísticos querem dizer o mesmo, diferindo só, ou quase só, nas palavras da rima, (...); o último verso de cada estrofe é o primeiro verso da estrofe correspondente no par seguinte. Cada estrofe é seguida de refrão.
A este sistema deu-se o nome de paralelismo. Mediante ele, é possível construir uma composição de seis estrofes e dezoito versos em que apenas há cinco versos diferentes incluindo o refrão, como se vê pelo esquema seguinte:
O refrão atesta a existência de um coro. A disposição das estrofes aos pares e a alternância das mesmas rimas ao longo de toda a composição deixam entrever que se alternavam dois cantores ou dois grupos de cantores. A repetição, à cabeça de cada nova estrofe, do verso final duma estrofe anterior [,] é talvez o vestígio de um primeiro processo de composição improvisada, que obriga um dos improvisadores a repetir o último verso do outro, para o qual devia achar sequência [leixa-pren, processo que ainda subsiste nas quadras ao desafio] »
A. J. Saraiva e Óscar Lopes, História da Literatura Portuguesa (adaptado no esquema e sublinhados)
Transcreve-se a cantiga em causa, um exemplo do paralelismo anafórico, ou seja, a repetição literal entre estrofes pareadas, com exceção das palavras da rima, ou pouco mais.
Note-se que, neste caso, a cantiga se divide a meio quer a nível semântico, quer formal com dois pares de estrofes para cada lado, evidenciando o diálogo entre dois interlocutores: