DÚVIDAS

O plural de amostra-testemunha

Antes de mais, quero felicitar o Ciberdúvidas pelo excelente trabalho que é um exemplo de serviço público.

A minha questão prende-se com a expressão «amostra testemunha» no contexto de restauração. São amostras retiradas de pratos confecionados por forma a provar num futuro próximo que a refeição estava em boas condições. Quando colocada no plural, ficará na minha opinião «amostras testemunha». Vi no outro dia uma colega fazer uma apresentação utilizando para o efeito a expressão desta forma: «amostras testemunhas». Gostaria de saber qual das formas estará correta.

Resposta

O composto amostra-testemunha é um composto morfossintático de subordinação. Os compostos morfossintáticos com estrutura de subordinação integram única e exclusivamente nomes, sendo o da esquerda considerado o núcleo, e o da direita, o modificador, ou seja, o valor semântico do nome da esquerda é modificado pelo valor semântico do nome da direita. O valor de género destes compostos é definido pelo nome da esquerda, e a flexão em número também só afeta esse constituinte: comboio-fantasma/comboios-fantasma. Assim, o plural de amostra-testemunha é amostras-testemunha.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa