DÚVIDAS

O retractável do x-acto

No artigo com o título «A origem de x-acto», é mencionado que na edição do ano 2003 do dicionário da Porto Editora, não só consta a entrada "x-acto", o que já é ridículo, como ainda no texto vem mencionada a palavra "retractável" com o significado de retráctil. É mesmo assim, ou trata-se de um erro?

Resposta

Efectivamente/efetivamente é mesmo assim. Relativamente a retractável, o verbete correspondente apresenta dois significados: «1 - susceptível de se ratractar; revogável; 2 – mutável». É também referida a origem do vocábulo, que remonta à forma latina “retractabile-” e, sendo assim, trata-se de uma palavra com o seu legítimo espaço, embora pouco usual, na língua portuguesa. Por seu lado, a palavra retráctil, que tem o mesmo significado e é mais usual, vem talvez da mesma origem latina, mas através do francês “rétractile”.
O verbete x-acto é seguido da seguinte descrição: «instrumento cortante que tem uma lâmina retractável, usado sobretudo para cortar papel, alcatifa e/ou outras superfícies moles ou flexíveis.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa