DÚVIDAS

O significado de «círculo virtuoso»

Conheço a expressão «círculo vicioso», «circularidade» ou «petição de princípio», sendo uma falácia da lógica informal, em que se parte de A para concluir A. No entanto, a propósito de terem criticado a sua teoria institucional da arte por ser circular, George Dickie alude a um «círculo virtuoso», expressão que desconheço.

O que é um «círculo virtuoso» e em que medida se distingue de um «círculo vicioso»?

Resposta

A expressão «círculo virtuoso» encontra-se atestada em dois dicionários em linha: o da Infopédia e o de Caldas Aulete, na versão digital atualizada. É «o mesmo que "círculo vicioso", mas com conotação positiva de que as consequências realimentam beneficamente o processo, tornando-o melhor, mais eficiente, satisfatório, etc.» (Dicionário Aulete). O mesmo dicionário refere que é uma «expressão de cunho recente, criada como extensão simétrica de círculo vicioso (esta há muito registrada na língua), e não reconhecida por alguns.»

Veja-se alguns exemplos onde ocorre a expressão:

(1) «O depósito de trabalhos está a aumentar, ainda que tenha existido uma inércia inicial, “mas quando começam a ver a utilização que os seus trabalhos têm no repositório começam a ganhar esse hábito e é criado um círculo virtuoso”.» (Recortes IPB);

(2) «Mais inovação aumenta produtividade, que por sua vez gera mais crescimento. É um círculo virtuoso que se autoalimenta, mas que, no entanto, é difícil de iniciar.» (Jornal de Negócios).

Em relação a «círculo vicioso», vejam-se os Textos Relacionados.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa