DÚVIDAS

O uso adverbial de horrores

Gostaria de saber qual é a classe gramatical e a função sintática da palavra horrores na seguinte frase:

«Caminhamos horrores.»

Apenas para esclarecer o sentido, vejo a frase sendo usada para indicar que se caminhou muito, bastante, em demasia. 

Agradeço todos os esclarecimentos que puderem me oferecer.

 

Resposta

Muito empregado em registro coloquial/informal, o uso do substantivo plural horrores ligado a um verbo o faz mudar de classe gramatical, passando a advérbio de intensidade: «Caminhamos horrores» = «Caminhamos muito/bastante/demais». Assim, horrores é, sintaticamente, um adjunto adverbial.

O nome desse fenômeno morfológico é, na tradição gramatical brasileira, "derivação imprópria" ou "conversão". Isso se dá quando um vocábulo muda de classificação morfológica a depender do contexto morfossintático em que se encontra.

Em seu livro Que gramática estudar na escola?, a linguista Maria Helena de Moura Neves sugere a mesma análise. Ademais, sugiro este artigo presente no Google Acadêmico: Letícia Freitas Nunes, "Intensificamos horrores... e a escola pode mostrar isso!", em Marcia dos Santos Machado Vieira (org.), Ensino de português: predicar em (con)texto, pp. 179-190.

Sempre às ordens!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa