DÚVIDAS

O uso de inclusive e pleonasmo

O advérbio inclusive pode ser considerado um caso de pleonasmo quando dizemos: «morreram todos, inclusive mulheres e crianças» (pois se todos morreram, é óbvio que se incluem as mulheres e as crianças)?

Resposta

«É óbvio que se incluem as mulheres e as crianças», se anteriormente já se tivesse dado a informação de que nesse «todos» existiam mulheres e crianças. De contrário, o «inclusive mulheres e crianças» vem acrescentar algo à "notícia", permite pôr o leitor ao corrente da dimensão da "tragédia".

Por exemplo: Um grupo de 30 turistas ingleses, composto por dez casais com as suas crianças, foi surpreendido por uma tempestade quando navegava num pequeno veleiro no mar, a escassas dez milhas da costa. Morreram todos.

Neste caso, o «inclusive mulheres e crianças» estaria a mais.

Como sabe, pleonasmo é «redundância de termos no âmbito das palavras, mas de emprego legítimo em certos casos, pois confere maior vigor ao que está sendo expresso (p. ex.: ele via tudo com seus próprios olhos)» (Dicionário Houaiss).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa