DÚVIDAS

O uso de polinucleado

Tenho visto a palavra polinucleada utilizada em expressões como esta, por exemplo: «uma área metropolitana que se pretende polinucleada, com o Tejo como núcleo central». No Novo Dicionário Compacto da Língua Portuguesa, de Morais, 6.ª edição de 1990, apenas encontro a palavra "pulinuclear" mas fora de ordem alfabética, ou seja, aparece entre polinoso e pólio, significando que tem muitos núcleos. Admito que se trate de gralha. Gostaria de uma opinião a este respeito e, ainda, de saber se a utilização acima referida é correcta.

Obrigada.

Resposta

O adjectivo polinucleado (da área da biologia) significa «que tem vários núcleos» [in Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora], e nada impede que, por extensão de sentido, seja utilizado no contexto referido.

Assim, «uma área metropolitana que se pretende polinucleada, com o Tejo como núcleo central» é o mesmo que «uma área metropolitana que se pretende que tenha vários núcleos, com o Tejo como núcleo central».

O Dicionário Eletrônico Houaiss acolhe polinucleado, mas remete-nos para multinucleado, a forma preferida desta obra e, provavelmente, no Brasil.

Multinucleado significa «que possui mais de dois núcleos; plurinucleado, polinucleado».

Acrescente-se que a forma "pulinuclear" é efectivamente uma gralha do dicionário referido pela consulente e está por polinuclear.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa