DÚVIDAS

O uso de «vem chegando» e «vai chegando»

«Passei por isso (a dolorosa morte da mulher)! Muitos passam também. A tudo superei, fui além das saudades. Agora vem chegando a minha vez.»

Na frase acima, do ponto de vista do autor, que vê aproximar-se a morte, penso estar correto o uso de «vem chegando». Poderia utilizar-se também a expressão «vai chegando»?

Obrigado.

Resposta

Ambas as locuções verbais pertencem à linguagem coloquial e podem ser consideradas correctas do ponto de vista gramatical, apesar de, no Brasil, ser mais recorrente «vem chegando», com o sentido de «está chegando». Em vez disso, em Portugal, salvo algumas excepções a nível regional, usa-se a locução «está a chegar».

Chamamos ainda a atenção para, na frase em questão, o uso inadequado da preposição a, em «a tudo superei», pois o verbo superar não rege qualquer preposição. A frase deveria ser «Tudo superei, fui além das saudades». Contudo, tratando-se de um registo artístico, é de salientar que o autor tem certas liberdades quanto ao uso da língua e pode infringir, propositadamente, certas regras gramaticais.

Sempre ao dispor.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa