DÚVIDAS

Superar-se / se superar, de novo

Estou deveras agradecido por ter merecido a resposta às minhas dúvidas. Porém, continuo ainda um pouco inseguro, pois entendi por sua explicação que a frase (1), "Eles vão superar a si mesmos", não está correta. De fato, pretendo que nessa frase a ação do verbo se reflita sobre o sujeito. E assim sendo, ela é equivalente à frase (2): "Eles vão superar-se". Defendo a correção da frase (1), pelo fato de um de nossos respeitáveis gramáticos (Evanildo Bechara, Lições de Português pela Análise Sintática) afirmar que no português padrão moderno não se admiti "ele" como objeto direto. Afirmação que, a meu ver, condena a frase "Eles vão superar eles mesmos", pois entendo que "eles mesmos", aí, funciona como objeto direto. Estou propenso a pensar que o que valida a frase "Eles vão superar a si mesmos" é o fato de "a si mesmos" funcionar como objeto direto preposicionado. Estou equivocado?
Peço-lhe desculpas do aborrecimento e espero merecer mais uma vez a atenção.

Resposta

As dúvidas que apresenta levam-me a pensar não ter sido muito clara. Espero conseguir sê-lo agora.

1. Está correcta a frase “Eles vão superar-se a si mesmos.”, mas não, “Eles vão superar a si mesmos.” O verbo está conjugado reflexamente (superar-se) e admite, como reforço da forma átona do pronome (se), o emprego da sua forma tónica preposicionada (a si), constituindo um complemento directo pleonástico.

2. Está errada a frase “Eles vão superar eles mesmos.”, mas está correcta esta outra: “Eles vão superar as dificuldades, eles mesmos.” O pronome “ele” não preposicionado não é usado como complemento directo (dirá Evanildo Bechara, como qualquer outro gramático – é matéria consensual), pelo que a primeira destas duas frases está errada. Mas o mesmo não acontece com a segunda frase, em que o emprego de “eles mesmos” não é mais do que uma forma de realçar o sujeito, repetindo-o. Não se trata do complemento directo, mas do sujeito “eles”, repetido, ligado ao adjectivo “mesmo”, que significa que é o próprio, mencionado, dito, referido.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa