DÚVIDAS

O valor semântico da palavra

Qual o valor semântico de cada vocábulo (é uma palavra denotativa?) nos contextos:
 
I — «As palavras, paralelamente, iam ficando sem vida. Já a oração era morna, depois fria, depois inconsciente...»;

II — «Nas feiras, praças e esquinas do Nordeste, costumava-se ferir a madeira com o que houver à mão; gilete, canivete ou prego. Já nos ateliês sediados entre Salvador e o Chuí, artistas cultivados preferem a sutileza da goiva ou do buril»;

III — «Ele só se movimenta correndo e perdeu o direito de brincar sozinho na rua onde mora — por diversas vezes já atravessou-a com o sinal fechado para pedestres, desviando-se de motoristas apavorados»?

Não consigo perceber os valores semânticos, exceto o último , que "parece" indicar tempo...

Ajudem-me. Obrigado.

Resposta

1. O advérbio tem a função semântica geral (de ordem estritamente temporal ou não) que é a de assinalar uma fronteira de mudança entre um estado de coisas e outro — estados verificados em dois intervalos de tempo distintos (podendo um desses intervalos coincidir com o momento da enunciação). Em Neves (2000:2681), aparece na lista dos advérbios de «situação relativa».

2.

I. marca a transição ou mudança de um intervalo de tempo ocupado por uma situação progressiva (ia ficando) para outro intervalo de tempo ocupado por uma situação durativa/imperfectiva (era morna). Podemos observar neste exemplo como tem esse carácter transicional em confrontação com depois, que tem valor de simples aposição serial de intervalos de tempo.

II. assinala o carácter disjunto das situações referenciadas.

III. cumpre uma função modal/pragmática: com o recurso a este advérbio, o locutor dá como excessivo o número de ocorrências da a{#c|}ção de atravessar, o que sustenta a expectativa de que essa iteração venha a verificar-se no futuro.

1 NEVES, Maria Helena de Moura 2000 – Gramática de Usos do Português, São Paulo, UNESP.


ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa