DÚVIDAS

Objectal = relativo a objecto

Gostaria de saber se existe alguma razão objectiva para a não existência da palavra "objectual" nos dicionários que consulto. Deparo-me muitas vezes com a necessidade de usar qualquer termo que signifique «relativo a objecto» ou até «oposto de ideal», porque me encontro a trabalhar sobre temas teóricos relacionados com a produção «de objectos» e não me sinto à vontade para utilizar vocábulos que não encontro nos dicionários, embora o tal termo "objectual" seja objecto de uso frequente, por exemplo, em páginas da Internet.

Muito obrigado pela resposta que me derem.

 

Resposta

A única razão que eu encontro para «a não existência da palavra "objectual"» tem que ver com o facto de existir o termo objectal que significa precisamente «relativo ou pertencente a objecto». Está registado, por exemplo, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, e trata-se ainda de, em psicanálise, «relativo a uma tendência ou a uma conduta que visa um objecto, por oposição a uma conduta ou a uma tendência que visa a personalidade própria».

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa