DÚVIDAS

Ortografia e plural de «planeta anão»

A UAI decidiu em 2006 retirar a Plutão o estatuto de planeta e criou uma nova classe chamada dwarf planets em inglês e cujo termo serve para descrever um corpo que não é considerado um planeta mas que partilha algumas características. Houve até uma altura em que as próprias luas eram referidas como «planetas menores». A palavra em português para descrever esta classe de corpos mais usada é «planeta anão». Deverá, ou não, levar hífen? E qual será a melhor forma plural?

Resposta

O hífen não é obrigatório porque a expressão é constituída pelo substantivo planeta e pelo adjectivo que o qualifica, anão. O hífen só aparecerá se a expressão passar a constituir um todo semanticamente autónomo, indecomponível nas significações dos seus constituintes, como acontece no caso do contraste entre segunda-feira («amanhã é segunda-feira») e «segunda feira» («esta é a segunda feira que se realiza aqui este ano»).

O plural de «planeta anão» segue a regra geral da concordância (o adjectivo concorda com o substantivo que qualifica): «planetas anões».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa