Aceitabilidade
A aceitabilidade, contrariamente à correcção, não obedece a regras rígidas, ou claramente fixadas. Ainda que a maioria das frases aceitáveis seja correcta, pode haver situações em que uma frase incorrecta, por não obedecer às normas da gramática, se torne aceitável, por fazer parte, por exemplo, de uma norma regional, ou por ser produto de um desvio estilístico eficaz num dado contexto, muitas vezes literário. Sobre este tema, transcrevo um excerto de um pequeno artigo retirado do endereço http://www.radames.manosso.nom.br/gramatica/desvio.htm:
«Aceitabilidade e desempenho
A aceitabilidade está interligada com o desempenho do falante. Em certos casos, uma construção pode ser aceitável para uma pessoa e inaceitável para outra, porque a primeira tem um domínio melhor do idioma do que a segunda. Um vocábulo inaceitável para uma pessoa pode ser aceitável para outra que possua um vocabulário mais amplo.»
Aconselho igualmente a leitura do texto A Nossa Língua Portuguesa, de Germano de Almeida, publicado na Antologia do Ciberdúvidas.