DÚVIDAS

Outra vez haver, «existir», numa perífrase de futuro («ir haver»)

Costumo ouvir o programa Jogo da Língua, na Antena 1 [RTP, Portugal], e num concurso da minha escola, formulei num jogo uma pergunta que ouvi nesse programa, que foi a seguinte: «Como se diz? "Sabes que feriados vão haver?", ou "Sabes que feriados vai haver?"?» Lembro-me de que a resposta correcta dada na Antena 1 foi a segunda opção. Agora, alguns colegas de Língua Portuguesa disseram-me que a pergunta está mal formulada e que não é nem uma opção nem outra. Como sou professora de Matemática e não me lembro da explicação da professora Sandra Duarte, nesse dia na rádio, gostava de ficar esclarecida e perceber a razão de ser a segunda opção a correcta. Ou talvez tivesse ouvido mal.

Obrigada.

Resposta

Antes de mais, muito obrigada por ser uma ouvinte assídua do Jogo da Língua

A pergunta não está mal formulada, e a resposta correcta é efectivamente «vai haver». E porquê? 

O verbo haver no sentido de existir não tem sujeito (feriados é o complemento directo) e, portanto, só na 3.ª pessoa do singular se conjuga: «há feriados», «houve feriados», etc. 

Se o verbo haver for acompanhado de um verbo auxiliar — neste caso, o verbo ir («vai haver»), que confere ao verbo haver a ideia de futuro — mantém-se a regra do uso da 3.ª pessoa do singular, pois não se trata da acção de ir mas da situação de haver.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa