DÚVIDAS

Presente do conjuntivo ou do indicativo?

Observe-se o trecho abaixo, tirado de uma coluna de jornal:

" Não dá mais para agüentar. É demais. Quase todos os dias se lê no jornal, se ouve no rádio e na televisão que a maior causa de mortes de jovens no Brasil são os acidentes de trânsito. Por trás dessa pseudoverdade se esconde uma armadilha: é evidente que a causa mais freqüente de mortes de jovens «sejam» os acidentes de trânsito, os jovens são muito mais fortes e saudáveis do que os velhos, dificilmente os jovens morrem por doença, ora bolas!"

Tudo isso para que me digam então se está correto o emprego daquele «sejam» na frase " é evidente que a causa mais freqüente de mortes de jovens «sejam» os acidentes de trânsito".

Parece-me que esse verbo "ser" deveria ter sido conjugado no presente do "indicativo" em vez do subjuntivo; expressa a frase não uma dúvida, mas uma "certeza" com a expressão "é evidente" colocada logo de início.

Muito obrigado.

Resposta

Estou completamente de acordo consigo, em especial por causa do é evidente, como muito bem assinalou. Não há, de facto, qualquer dúvida que justifique aqui o conjuntivo (como dizemos em Portugal).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa