A noção de quantidade é veiculada por quantificadores, pronomes indefinidos, adjectivos numerais, advérbios e, mesmo, expressões como «uma porção de», etc.
O que distingue uns dos outros é, sobretudo, o seu comportamento no discurso, ou seja, a forma como se relacionam com os vocábulos vizinhos. Assim, estamos perante um pronome, como todos sabemos, sempre que não houver ocorrência do nome referido por esse pronome. O quantificador, como o determinante e o adjectivo numeral, ocorre antecedendo o nome (salvo raras excepções com alguns quantificadores…).
Do meu ponto de vista, se há, neste aspecto, alguma razão para estranheza, ela advém não do facto de haver pronomes e quantificadores, mas, sim, de haver quantificadores, determinantes e adjectivos numerais. Senão, vejamos as respectivas definições no Dicionário Terminológico:
Determinante:
«Palavra pertencente a uma classe fechada que geralmente precede o nome, contribuindo para a construção do seu valor referencial. Os determinantes incluem as seguintes subclasses: artigos (i), determinantes demonstrativos (ii), determinantes possessivos (iii), determinantes indefinidos (iv), determinantes interrogativos (v) e determinantes relativos (vi).»
Quantificador:
«Palavra ou locução que contribui para a construção do valor referencial de um nome com que se combina e cujo significado expressa informação relacionada com número, quantidade ou parte do seu referente, independentemente da sua definitude (i). Os quantificadores podem ser ainda usados para expressar informação de natureza quantitativa sobre expressões que não denotam entidades, mas sim situações (ii)»
Adjectivo numeral:
«Adjectivo que pertence à classe tradicional dos numerais ordinais, como (i), expressando ordem ou sucessão. Os adjectivos numerais ocorrem geralmente em posição pré-nominal, antecedidos por artigos ou demonstrativos (ii) e, eventualmente, por possessivos (iii).»
Em síntese, as palavras que refere deixam de pertencer à classe dos quantificadores, mas não deixam de veicular uma ideia de quantidade. Quando são pronomes, porém, acumulam a função de representar o nome, enquanto como quantificadores o acompanham.