DÚVIDAS

Sobre a palavra educando

Em primeiro lugar, queria dizer-vos que adoro o vosso “site” e consulto-o todos os dias. Sou professora de Português e constantemente sou confrontada por/com? (dúvida!!!) imensas dúvidas.
Gostaria que me ajudassem neste período que apareceu numa acta de um conselho de turma de avaliação: «As alunas Ana e Isabel ultrapassaram...»; «as discentes Cristina e ...»; «os educandos João e .....»
É correcto utilizar, neste contexto, a palavra "educando"? O autor do texto não pecou por excesso de zelo ao não querer repetir a palavra "aluno"?
Obrigada.

Resposta

Muito obrigada, prezada consulente, pela sua preferência, e saiba que também nós, consultores, nos confrontamos com muitas dúvidas...
Relativamente à palavra educando, ela significa discípulo ou discente e, neste sentido, está bem aplicada, dado que um dos sinónimos de discípulo é aluno. É certo que nos habituámos a ver esta palavra associada aos encarregados de educação, tendo aí, do meu ponto de vista, um sentido mais próximo do gerundivo latino de que deriva: o meu educando é aquele que deve ser educado (por mim), ou que eu devo educar, ou, ainda, por cuja educação sou responsável.
De alguma forma, não serão, nesta acepção, todos os nossos alunos um pouco educandos nossos?

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa