DÚVIDAS

Sobre o adjectivo incipiente

A palavra "incepiente" existe em português? E, se existe, a sua origem será do latim, provavelmente de incepcio? Em inglês, não obstante não ser uma língua latina, existem palavras, muitas vezes consideradas eruditas, com origem latina. No caso em análise, de incepcio, derivaram inception e inceptive. Curiosamente, está nos cinemas de Portugal, neste momento, um filme que se chama em inglês Inception e que em Portugal foi traduzido como A Origem.

Desde já muito obrigado pela atenção.

Resposta

A forma mencionada está incorrecta, como incorrecta está também a forma do verbo latino.

A palavra certa é incipiente, do «lat[im] incipiens, entis, part[icípio] pres[ente] de incipĕre, "começar, dar princípio"». Ou seja, o vocábulo em apreço tem por radical a forma incip-, que ocorre em incipio, cujo infinitivo, como já se referiu, é incĭpere. Sublinhe-se, a forma latina em apreço não é "incepcio", mas, sim, incipio.

Assinalo também que se encontram dicionarizadas as palavras inceptivo e inceptor, que compartilham o mesmo radical latino incept-, «rad[ical] do part[icípio pas[sado] do v[erbo] lat[ino] incipĕre, "começar, dar início"» (Dicionário Houiass). A palavra inglesa inception é formada com este radical.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa