DÚVIDAS

Sobre o topónimo Aldeia Galega (Sintra)

Há dias, deparou-se-me uma dúvida que gostaria de ver esclarecida. Neste momento, creio que apenas esta vossa secção me poderá ajudar, porque já outras muitas vezes encontrei no Ciberdúvidas informações preciosas, que devo agradecer. 

Ainda aluno, ouvi um professor dizer que o topónimo Aldeia Galega (Sintra) era enganador, porquanto não remetia para Galiza mas para Galécia, "terra dos Galos", isto é, França. A justificação apresentada era que aquela zona tinha sido povoada na Idade Média por franceses, como aconteceu noutras regiões de Portugal. Ora, há dias, ao consultar o Dicionário Houaiss, verifiquei que Galécia surge identificada com a Galiza. Agradeço uma indicação de V. Exas. para sair desta dúvida.

Resposta

O Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., II, Lisboa, Livros Horizonte, 2003), de José Pedro Machado, regista o termo Galega como topónimo frequente na língua portuguesa, indicando que Aldeia Galega surge atestada em Scriptores (in Portugaliae Monumenta Historica) e, tendo como fonte J. Leite de Vasconcelos (Opúsculos, III, p. 289), esclarece que a origem do topónimo está relacionada com os seus fundadores. Assim, «Aldeia Galega porque foi fundada por galegos».

É de referir que, relativamente à região de Sintra, há registos de um antigo topónimo, Terra da Galega (1952), referido pelo Jornal de Sintra de 18-XII-1981 (p. 4).

Tal como o consulente sugere, este dicionário coloca, também, a hipótese de o topónimo Galega se referir à fundação do local por provençais (da Gália) que, atualmente, corresponde à França.

Relativamente à questão apresentada sobre o topónimo Galécia, é de referir que tem origem no latim «Gallaecĭa, província romana a noroeste da Hispânia, hoje a Galiza».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa