O Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., II, Lisboa, Livros Horizonte, 2003), de José Pedro Machado, regista o termo Galega como topónimo frequente na língua portuguesa, indicando que Aldeia Galega surge atestada em Scriptores (in Portugaliae Monumenta Historica) e, tendo como fonte J. Leite de Vasconcelos (Opúsculos, III, p. 289), esclarece que a origem do topónimo está relacionada com os seus fundadores. Assim, «Aldeia Galega porque foi fundada por galegos».
É de referir que, relativamente à região de Sintra, há registos de um antigo topónimo, Terra da Galega (1952), referido pelo Jornal de Sintra de 18-XII-1981 (p. 4).
Tal como o consulente sugere, este dicionário coloca, também, a hipótese de o topónimo Galega se referir à fundação do local por provençais (da Gália) que, atualmente, corresponde à França.
Relativamente à questão apresentada sobre o topónimo Galécia, é de referir que tem origem no latim «Gallaecĭa, província romana a noroeste da Hispânia, hoje a Galiza».