Pode escrever o seu texto com frases curtas, embora isso não seja muito vulgar. Ao optar por usar frases simples — períodos com uma única oração —, cria a ideia de que cada uma dessas frases é independente da outra, marcando o seu valor ao separá-la da seguinte e da anterior com o ponto, sinal que pontuação que «assinala a pausa máxima da voz depois de um grupo fónico descendente» que «se emprega, pois, fundamentalmente, para indicar o término de uma ORAÇÃO DECLARATIVA, seja ela absoluta, seja a derradeira de um período composto» (Celso Cunho e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, 13.ª ed., Lisboa, Sá da Costa, 1997, p. 646).
Apesar de ser um tipo de escrita pouco usual, a realidade é que não está incorrecta, e Cunha e Cintra justificam-no, no momento em que afirmam: «quando os períodos (simples ou compostos) se encadeiam pelos pensamentos que expressam, sucedem-se uns aos outros na mesma linha. Diz-se, neste caso, que estão separados por um PONTO SIMPLES» (idem). Tal prática tem sido, intencionalmente, adoptada por vários escritores actuais como forma de demarcarem bem o valor de cada frase, como nos explica Manuel Bandeira: «O ponto tem sido utilizado pelos escritores modernos onde os antigos poriam ponto-e-vírgula, ou mesmo vírgula. Trata-se de um eficiente recurso estilístico, quando usado adequada e sobriamente. Com a segmentação de períodos compostos em orações absolutas, ou com a transformação de termos destas em novas orações, obriga-se o leitor a ampliar as pausas entre os grupos fónicos de determinado texto, com o que lhe modifica a entoação e, consequentemente, o próprio sentido. As orações assim criadas adquirem um realce particular; ganham em afectividade e, não raro, passam a insinuar ideias e sentimentos, inexprimíveis numa pontuação normal e lógica» (Manuel Bandeira, Andorinha, Andorinha, Rio de Janeiro, José Olympo, 1966, p. 60).
Não se tratando de um texto literário, habitualmente, o texto escrito procura reproduzir as pausas, o ritmo e a melodia da língua falada e, para isso, serve-se da pontuação. Ora, para marcar as pausas há o ponto, mas também a vírgula e o ponto-e-vírgula, sinais de pontuação que também podem ser usados no texto que nos apresentou sem que o seu sentido se altere:
«Cheguei a casa cedo e, no entanto, cheguei cansada; ou mais cansada que ontem, pelo menos. Já amanhã espero chegar mais tarde, mas menos cansada.»
Importa acrescentar que a vírgula «marca uma pausa de pequena duração» (ibidem, p. 640) e que «se emprega não só para separar elementos de uma oração, mas também orações de um só período» e um dos casos previstos para o seu uso é precisamente nas conjunções adversativas: «põe-se uma vírgula antes das conjunções mas, porém, todavia, contudo, entretanto e no entanto, quando estas vêm no início da oração; quando as conjunções porém, todavia, contudo, entretanto e no entanto se encontram após um dos termos da oração, devem ser isoladas por duas vírgulas» (ibidem, p. 643).
Por sua vez, o ponto-e-vírgula «equivale a uma espécie de ponto reduzido [e] assemelha-se a uma vírgula alongada» (ibidem, p. 648), sendo usado «para separar partes de um período, das quais uma pelo menos esteja subdividida por vírgula» (idem).
A colocação de um ponto a separar as frases do texto apresentado pela consulente deve-se ao facto de o mesmo dar início a uma frase num outro tempo — amanhã —, demarcando, assim, a diferença do tempo — o do presente e o do passado — do primeiro período (até ao ponto).