DÚVIDAS

Sobre o verbo prevalecer

Numa carta encontrei uma expressão em que julgo ter sido mal utilizado o verbo prevalecer, porque penso que este não tem o significado que se lhe pretende atribuir. Gostaria de saber portanto se é correcto ou não escrever-se o seguinte:

«Prevalecemo-nos do ensejo para apresentar a Vossa Excelência os nossos respeitosos cumprimentos.»

Resposta

O verbo prevalecer significa, de acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss, «1 exceder em importância; levar vantagem; vencer, preponderar, predominar (Ex.: a verdade prevaleceu; p. ao contendor; a vontade dele sempre prevalece; a razão prevalece sobre a emoção); 2 continuar a existir; persistir, conservar-se (Ex.: naquela idade ainda prevalecia a sua fama de conquistador); 3 expressar com atitudes ou palavras desacordo em relação a (algo); opor-se, insurgir-se (Ex.: p.-se contra os regulamentos); 4 tirar proveito pessoal de uma situação vantajosa; servir-se, aproveitar-se (Ex.: p.-se de uma posição)».

O Dicionário da Porto Editora também apresenta, mais ou menos, as mesmas acepções para prevalecer.

Sendo assim, e salvo melhor opinião, não é incorrecta a frase em questão, mas, pelo menos em Portugal, não se utiliza o verbo prevalecer(-se) nesse sentido – no de aproveitar-se.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa