DÚVIDAS

Sobre os apelidos Bonfilho, Bompeixe, Bonpeixe

Ainda que se possa usar o próprio sobrenome conforme a tradição familiar o escreve, ou conforme está no registro civil, e esta regra vale para todos, gostaria de vos perguntar se os apelidos portugueses Bonfilho, Bompeixe, Bonpeixe passaram a Bom Filho e Bom Peixe, a partir da nova ortografia do século XX.

Creio que, apesar de se poder usar os sobrenomes de família como se tem costume, ou conforme o registro civil, há, todavia, a forma correta, e portanto melhor, do ponto de vista da moderna ortografia portuguesa. Vede os casos Queiroz/Queirós, Rezende/Resende, Corrêa/Correa/Correia, nos quais Queirós, Resende, Correia são as grafias corretas e melhores.

Muito obrigado.

Resposta

Do ponto de vista da actual ortografia portuguesa, pode escrever Bonfilho ou Bom Filho, Bompeixe ou Bom Peixe. O primeiro apelido/sobrenome é registado por José Pedro Machado, no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa apenas como Bom Filho, embora a sua origem, «do latim eclesiástico Bonfilius, legitime a forma aglutinada. Sendo assim, só Bonpeixe se justifica pelo critério do costume ou de outra circunstância aceite em registo civil.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa