Substantivo e nome
Em português de Portugal é errado classificar uma palavra como substantivo em vez de nome?
Em português de Portugal é errado classificar uma palavra como substantivo em vez de nome?
Não é errado classificar uma palavra usando os termos substantivo ou nome. No entanto, o recurso ao termo substantivo poderá corresponder a uma opção que não está de acordo com o quadro gramatical escolar adotado em Portugal.
Assim, os termos substantivo e nome são, no contexto da análise gramatical, equivalentes, tendo ambos tradição de uso, a qual tem uma história mais longa no caso do termo substantivo. Deste modo, é correto recorrer tanto a um termo como a outro no quadro da classificação de palavras.
Não obstante, há determinados quadros gramaticais que adotam um dos termos como opção metodológica para evitar proliferação de terminologia. Esta opção está patente no Dicionário Terminológico, documento que regula a terminologia gramatical a usar em contexto escolar não universitário em Portugal. Aqui, adota-se a designação nome, pelo que, nas escolas, os professores e todos os materiais escolares (que estejam atualizados) recorrem a ele para classificar as palavras pertencentes a esta classe. Por esta razão, também os alunos deverão usar o mesmo termo em atividades de análise gramatical.
Disponha sempre!