DÚVIDAS

Tarudo, taludo ou tarugo?

O que significa "tarudo"? Procurei nos dicionários "Aurélio" e "Houaiss" e não encontrei. O vocábulo está em um discurso de Rui Barbosa, como crítica à República brasileira do começo do século XX:
«Na República os tarados são os tarudos. Na República todos os grupos se alhearam do movimento dos partidos, da ação dos Governos, da prática das instituições. Contentamo-nos hoje com as fórmulas e aparências, porque estas mesmas vão se dissipando pouco a pouco, delas quase nada nos restando."
É sempre muito bom poder contar com o excelente trabalho que realizam.
Espero que tenham boas férias.

Resposta

Lamento, prezado consulente, mas não encontrei registo de tal palavra em nenhum dos dicionários e enciclopédias que conheço.
Será que se trata de uma gralha, e o orador pretendeu dizer taludos, ou mesmo tarugos?
Taludo significa “grande” (a taluda é a sorte grande). Neste caso, o orador teria pretendido dizer que na República os tarados é que são grandes (importantes), ou vice-versa.
Por outro lado, segundo o Grande Dicionário da Língua Portuguesa de António de Morais Silva (10.ª ed., 1949-1958), tarugo no Brasil significa “o mesmo que magnate, animal forte.” Ora magnate (ou magnata) significa “pessoa importante, poderosa, influente ou ilustre”, “grande capitalista”. Assim, também este termo poderia ser usado neste contexto.
Muito obrigada, prezado consulente, pelas suas gentis palavras em relação ao Ciberdúvidas

N. E. – Outra hipótese possível, sugerida pelo nosso consultor A. Tavares Louro, é a seguinte:

«Sendo palavra não dicionarizada (pelo menos nas obras que pude consultar), Rui Barbosa poderá ter criado a palavra tarudo com a raiz tar(a) e o sufixo -udo, que é muito frequente na Língua Portuguesa com a ideia de abundância.
Tarudo deveria ser, portanto, aquele que tinha uma grande tara ou deficiência mental.
Enfim, é uma hipótese, sob reserva.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa