DÚVIDAS

Termos matemáticos

Para se discutir termos matemáticos é preciso ter em conta a matemática para além da linguística...
Parece-me natural que os adjectivos substantizados sejam masculinos ou femeninos de acordo com a sua referência.
Por exemplo, diz-se «a primitiva», porque o termo refere-se à função primitiva.
Do mesmo modo diz-se «o integral» ou «o determinante» se nos referimos ao valor integral ou ao valor determinante, e diz-se «a integral» ou «a determinante» se nos referimos à função integral ou à função determinante.
Para estes casos, infelizmente um dicionário vale pouco... Uma palavra como «gravítico» (força gravítica) demorou mais de cem anos a entrar nos dicionários, senão veja-se...

Resposta

Paulo Pereira tem razão nas suas afirmações. De facto, praticamente qualquer adjectivo pode ser substantivado, tomando o género que mais convier, mas não há dúvida de que os dicionários andam quase sempre muito atrasados relativamente à língua oral, como aliás a língua escrita em geral.

Acho legítimo que um cientista dê a certos adjectivos com que trabalha mais, ao substantivá-los, o género mais conveniente (o da palavra subentendida); não deve, porém, admirar-se de não os encontrar assim dicionarizados, durante muito tempo, e até lá é lícita a dúvida dos não iniciados, que podem considerar errado o que é ainda «segredo dos deuses»!

Em contrapartida, qualquer dicionário ou, até, um simples prontuário ajudá-lo-á a não tropeçar na ortografia mais elementar da nossa língua: substantivar e não "substantizar", femininos e não "femeninos", se não dif. de senão.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa