DÚVIDAS

«Tudo ao molho»

«Tudo ao molhe em Ypres.»

Este título de uma notícia da revista portuguesa de desporto automóvel Auto Sport, edição de 12 de Junho, página 17, está correcto?

O articulista queria referir-se ao facto de que no Rali de Ypres (Bélgica) estariam muitos inscritos, muitos carros em prova e presentes muitos favoritos à vitória.

Será que não deveria dizer «Tudo ao molho», que julgo ser a expressão mais correcta e que sempre ouvi dizer? O facto de se tratar de um jornalista da Madeira a escrever a notícia, onde é muito frequente colocar o e em vez do o no fim das palavras, não terá a ver com isso? É, de facto, muito comum os madeirenses, incluindo muitos jornalistas que o escrevem nos seus jornais e falam nas suas rádios e na televisão local, dizerem «tudo ao molhe» e «não tudo ao molho». Afinal, o que está correcto?

Resposta

Não é só na Madeira que se diz «tudo ao "molhe"», a deturpação também me parece corrente no continente. A forma correcta da frase parece ser «tudo ao molho» ou «todos ao molho» (molho, com ó aberto, sinónimo de feixe), no sentido de «toda a gente junta, numa grande confusão», costumando terminar com «e fé em Deus»; aplica-se normalmente a situações em que reina a confusão e o improviso, sem hipótese de planeamento. Mas não encontro a expressão registada nem em dicionários gerais nem em dicionários de expressões idiomáticas nem em prontuários. No Corpus do Português de Mark Davies e Michael Ferreira, a expressão tem quatro ocorrências (correspondentes às formas «todas ao molho», «tudo ao molho», «todos ao molho» e simplesmente «ao molho»), todas provenientes de textos publicados nos anos 90 do século passado, facto que me leva a supor tratar-se de uma frase fixa relativamente recente.

 

N.E.– Molho, no sentido em apreço – o líquido usado na culinária –, pronuncia-se com o primeiro o fechado, tanto no singular como no plural. Já a palavra homógrafa, com o sentido de «feixe», «braçada» ou «conjunto de coisas agrupadas», pronuncia-se com o o aberto, no singular como no plural.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa