DÚVIDAS

Utilizado e analisado

Pensei que, por ex., utilizar fosse sempre "utilizado" e analisar "analisado", mas ao ler diversos textos observei que existe de tudo: utilisado e analizado, por ex.
Estão correctas estas formas também? Há alguma regra em que eu me possa orientar? Muito obrigado pela resposta sobre este assunto!

Resposta

Não, cara consulente. As únicas formas que correspondem à convenção ortográfica em vigor são utilizado e analisado. Estas duas palavras são particípios passados dos verbos utilizar e analisar, respectivamente. Por seu lado, estes dois verbos ilustram duas formas próximas da formação de verbos por derivação, acrescentando a uma palavra (substantivo ou adjectivo) um sufixo:
1 -izar: em casos como utilizar (útil + izar), horrorizar (horror + izar), etc.
2 -ar: em casos como analisar (anális(e) + ar), precisar (precis(o) + ar), etc.
Repare-se que no segundo caso a sílaba que contém o som /z/ já existe na palavra que deu origem ao verbo. Acontece também que em muitas situações essa sílaba perde a vogal que constitui o seu núcleo para adoptar a vogal do sufixo (isso não acontece por exemplo em português – aportuguesar).
Para saber se deve escrever com -z- ou com -s- procure identificar a palavra que deu origem ao verbo. Se ela já contiver uma sílaba iniciada por -s, então o verbo escreve-se com a terminação -sar; se a palavra base não tiver nenhuma sílaba fricativa, ou seja nenhum som /z/, então o verbo formado terminará em -izar.

Cf. -IZAR/-(IS)AR / (-iz) + ar (do Glossário)

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa