No Ceará existe uma localidade cuja denominação é Arneiroz. Sei que em Portugal há um lugar chamado Arneirós. Minha dúvida consiste na maneira como se grafa o topônimo aqui no Brasil. Justifica-se o uso do zê em vez do esse?
Muito grato.
O nome da cidade de Beja vem do árabe?
Qual é a origem da palavra alferes?
Sei que Alcácer (do Sal) vem do árabe, mas gostaria de saber exatamente o que significava na sua origem.
Gostaria de saber a origem do sobrenome Dantas.
Qual o significado da palavra mantra?
Queria saber se nevoeiro pertence à família de palavras de neve.
Obrigada.
Da mesma forma que existe o verbo anualizar, é possível utilizar o verbo "semanalizar"?
É possível utilizar a palavra "semanalização" para descrever uma análise de dados com base periódica semanal?
A palavra "infotoshopeável" pode ser considerada um neologismo? A partir do substantivo para o adjetivo?
Gostaria de saber as raízes etimológicas da palavra erro.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações