Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Etimologia
Ana Rita Ventura Medidora orçamentista Porto, Portugal 5K

Necessito saber a origem etimológica da palavra opinião. Poderão ajudar-me?

Maria Sampaio Professora Guimarães, portugal 8K

Como classificar as palavras abaixo e acima quanto ao processo de formação? Podemos considerar abaixo e acima como palavras simples? Derivadas não me parece! No entanto, temos as expressões «a cima», «por cima», «a baixo», «por baixo»... precedidas de preposição. Terá havido evolução das palavras?

Ricardo Viegas Estudante Lisboa, Portugal 4K

Gostaria de saber a origem etimológica da palavra gomo e verificar se ela provém do termo latino glomus, a fim de poder traduzir alguns termos latinos utilizados na terminologia de anatomia internacional para a língua portuguesa.

Filipa Carvalho Documentalista Lisboa, Portugal 4K

Gostaria de saber se a palavra exibicional existe, uma vez que não encontrei a sua entrada em nenhum dos dicionários on-line onde procurei, incluindo o vosso. Provavelmente a sua origem não é latina, nem grega... Pergunto se será de origem inglesa, derivada da palavra exhibit?

Por favor satisfaçam-me esta dúvida.

Francisco Pimenta Músico Lisboa, Portugal (Vila Real) 26K

Gostaria de saber, se possível, qual a origem da palavra sirigaita.

Márcia Cristina da Rosa Carneiro Professora Rio de Janeiro, Brasil 12K

Sabendo que o adjetivo pátrio pode significar «referente à ou da pátria» e «referente ao ou do pai», gostaria de esclarecer minha dúvida: há relação etimológica entre as palavras pátria e pai? Faz sentido utilizar a palavra pátria na acepção de pai (genitor)? Não possuo um dicionário etimológico e fico um pouco receosa a respeito das informações encontradas na Internet.

Beatriz Felizardo Estudante Lisboa, Portugal 7K

Alguém me sabe dizer quais as palavras do português caracterizáveis como divergentes (ou formadas a partir de divergentes) das seguintes palavras?

- Dor

- Cor

- Véu

Marina Fidalgo Professora Porto, Portugal 3K

Numa estação de TV por cabo tem passado nos últimos tempos uma promoção à nova temporada de determinada série em que o locutor informa que a personagem «alvoraçou» a prisão. Ora, nunca tinha ouvido o verbo alvoraçar , mas apenas alvoroçar, que provém de alvoroço.

Parece-me que está errado, mas o Portal da Língua Portuguesa indica a conjugação do verbo alvoraçar. Gostaria então que me informassem se esta forma verbal está correcta e afinal de que substantivo provém...

Alexandre Mendes Estudante Faro, Portugal 8K

A palavra pluriculturalidade existe?

Se sim, qual o seu significado?

Isabel Cristina Dias de Freitas Pedagoga Contagem, Brasil 24K

Quero saber como se escreve short (bermuda curta) em português e por favor indiquem a fonte.