Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Figuras de estilo
Emerson Werneck Tradutor Brasília, Brasil 4K

Está correto o seguinte trecho? Me parece redundante.

«... o Brasil se torna tão perfeito quanto já o é no mundo da Imagem Verdadeira».

Álvaro Faria Ator Lisboa, Portugal 7K

Qual o nome da figura de estilo utilizada em frases como «o sargento era temido na caserna» ou «o treinador não tem mão no balneário», em que «caserna» e «balneário» estão por, respectivamente, «soldados» e «jogadores»?

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 12K

«Ele estava com a resposta na ponta da língua.»

Na frase acima, trata-se de metáfora a expressão «na ponta da língua»?

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 6K

Gostaria, por gentileza, que se apontassem três figuras de estilo no poema abaixo. Nele pode-se considerar que o "verso" citado pelo sujeito poético retrate um amor não correspondido, ou apenas retrataria a difícil arte de compor um poema?

Versilusão

Quando me vencia a solidão,

Um estranho lampejo surgiu

Quando todo sonho era vão,

O quase-nenhum virou mil

Nascido em trevosa canção,

Um verso, uma imagem sutil,

Rebelde como poucos o são,

Alegre como os ares de abril

Tomei-o nos lábios, vacilante

A voz trêmula, na ilusão imerso,

Queria muito ouvi-la altissonante

Igualando, porém, o ato perverso

Do mais fútil e pérfido amante,

Deixou-me só o fingido verso.

Eveelyn Silva Estudante São Paulo, Brasil 9K

Preciso de exemplos de eufemismo, por favor.

Paulo Mário Bezerra de Araújo Economista Rio de Janeiro, Brasil 6K

Nas respostas às questões A grafia da expressão «única e exclusivamente» e «Cantar afinado», ou «cantar afinadamente»?, podemos considerar que, em retórica, estas expressões exemplificam a figura da enálage, pela substituição dos advérbios por adjetivos?

Encontrei em Cruz e Souza (Prodígio) estes versos:

A Desventura mais sanguinolenta
Sobre teus ombros impiedosa desça, [impiedosamente]
Seja a treva mais funda e mais espessa...
Alba A. Professora Bom Jardim, Brasil 7K

Se repetimos a palavra morto, assim: morto/morto/morto/morto, formamos uma nova palavra: tumor. Que nome se dá a essa construção?

Guida Quaresma Professora Setúbal, Portugal 6K

No verso «esse vento que sopra e que ateia os incêndios», podemos considerar a existência de uma anáfora? E de uma assonância?

Obrigada pela ajuda!

José Viana Professor Braga, Portugal 12K

Gostava de saber se estes são exemplos de hipálages (exemplos do Cap. I de Os Maias): «uma tímida fila de janelinhas», «fresco nome de vivenda», «paz dormente de bairro», «onde já desmaiavam as rosas das grinaldas».

Obrigado.

Maria Ana Fidalga Estudante Castelo Branco, Portugal 11K

Começo por dar os parabéns a toda a equipa do Ciberdúvidas pelo serviço que prestam a quem, como eu, tantas vezes tem dúvidas.

Neste momento, a minha dúvida prende-se com a identificação do(s) recurso(s) expressivo(s) que poderemos detetar nas seguintes expressões (retiradas de Os Maias, de Eça de Queirós):

«o dever da mulher era primeiro ser bela, e depois ser estúpida…»

«[Era alta, muito pálida, sobretudo às luzes, delicada de saúde, com um quebranto nos olhos pisados, uma infinita languidez em toda a sua pessoa,] um ar de romance e de lírio meio murcho» (aqui, apenas o que está fora dos parênteses).

Muito obrigada!