Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Figuras de estilo
Cláudia Ferreira Estudante Viseu, Portugal 7K

No verso «Barco indelével pelo espaço da alma» está presente uma metáfora, ou uma hipálage?

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 3K

«Perdi o bonde e a esperança, voltei pálido para casa.»

«Comprei um apartamento e, com ele, uma briga.»

Há nome para a figura acima, em que o mesmo verbo, regendo diferentes termos, assume caráter semântico diverso?

Tadia Cristina Nunes Estudante Rio de Janeiro, Brasil 3K

Esse trecho  do poema de Cecília Meireles pode ser considerado como uma prosopopeia?

«E as borboletas sem voz

Dançavam assim veludosamente.»

Mónica Varela Estudante Lisboa, Portugal 7K

A que herói o sujeito poético se refere no poema O Infante?

Rita Vieira Estudante Lisboa, Portugal 53K

Preciso que me expliquem a enumeração. Poderiam-me facultá-la ?

Daniela Carvalho Estudante Porto, Portugal 10K

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!

A expressão «mar salgado» é um pleonasmo?

Dalva Santos Auxiliar de administração Rio de Janeiro, Brasil 7K

Qual a figura de linguagem na frase «e vai desmatando o amazonas de minha ignorância»?

Pedro Bandola Arquiteto Cascais, Portugal 9K

É correta a designação «sé catedral»? Sendo expressão aceitável, trata-se de um pleonasmo, uma vez que ambas são referentes ao lugar da cadeira do bispo?

Parabéns pelo excelente trabalho e pela partilha.

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 3K

Veja-se a trova abaixo:

Se ouso me aproximar dela
E sobre amor revelar tudo,
Pouco ou nada se revela,
Fico extático, fico mudo

Pode-se afirmar que há um paradoxo nos dois últimos versos, já que, ao mesmo tempo que «pouco ou nada se revela», o eu poético fica extático e mudo? Sendo paradoxo, seria um paradoxo "convencional", diga-se assim, do tipo «morte em vida»? Pois a uma afirmação (a não revelação do amor) é contraposta a descrição de um estado, que sutilmente indica que tudo foi de fato revelado.

Pedro Costa Estudante Porto, Portugal 5K

Não estou a conseguir identificar as figuras de estilo nas seguintes frases:

1. «O Jacinto depois vai encontrar uma criatura apenas humana, e tem um desapontamento tremendo!» (Penso que é uma prolepse.)

2. «Com efeito, era grande e forte a Joaninha. Mas a fotografia datava do seu tempo viço rústico, quando ela era apenas uma bela, forte e sã planta da serra.» (Estou na dúvida entre a metáfora, personificação e adjectivação.)

3. «A estrada não tinha sombras, mas o sol descia muito de leve, e roçava com uma carícia quase alada.»

4. «Os nossos cavalos caminhavam num passo pensativo, gozando também a paz da manhã adorável.»

5. «Hem? Fresquinho, leve, aromático, alegrador, todo alma!»

6. «Mão real, mão de dar, mão de quem vem de cima, mão já rara!»