Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de nomes próprios
Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil 4K

No nosso idioma, a forma correta é "Leonor", ou "Leonora", ou "Eleonor", ou ainda "Eleonora"?

Caso haja mais de uma forma legítima, favor dizerem qual é a mais tradicional ou a que ocorre mais.

Muito obrigado.

Petula Qlaker Artesã Campo Limpo Paulista, Brasil 8K

Gostaria de saber realmente o significado do nome Petula.

Obrigado e que Deus abençoe...

Francielly Rodrigues Estudante Corumbá, Brasil 12K

Gostaria de saber o significado do meu nome, Francielly.

Celso Corte Real Estudante Luanda, Angola 9K

Será que existe relação entre os nomes Pedro e pedra? Parece que sim! Segundo uma pesquisa feita por mim, Pedro vem do latim Petru, que vem do grego Pétrus, que por sua vez teria como origem a palavra aramaica Cep(h)as, significando «rochedo». Assim sendo, e pesquisando o significado de rochedo, fui encontrando alguns, entre eles «rocha escarpada». Sendo rocha um rochedo ou penedo, tem esta última como sinónimos denotativos «pedra grande» e penhasco. Volto a questionar se a ideia de relacionar Pedro com pedra é possível e se poderíamos dizer que são ambas da mesma família, sendo uma masculina e a outra feminina.

Hélder Rosalis Comerciante Vila Nova de Santo André, Portugal 3K

Na estrada que liga Vila Nova de Santo André a Santiago do Cacém existe a Quinta dos Olhos Bolidos.

Qual o significado de Bolidos?

Não consigo encontrar este termo nos dicionários que consultei.

Obrigado.

Diana Paralvas Estudante Barcelos, Portugal 1K

O meu apelido é Paralvas, mas em nenhum local da Internet encontro a sua origem. Gostaria de perguntar se me podem dar informações sobre o meu apelido.

Luís Correia Técnico de turismo Vila Real, Portugal 2K

A minha questão é a seguinte: Existe no Douro uma quinta denominada Quinta do Tedo, uma vez que se situa na foz do rio Tedo.
Uns pronunciam "Tédo", outros pronunciam "Têdo".
Agradecia que me esclarecessem sobre a maneira correcta de pronunciar esta palavra.

Sílvia Vasconcelos Assistente administrativa Aveiro, Portugal 3K

Gostaria de saber a origem do sobrenome Vasconcelos.

Obrigada.

Filipe Saraiva Técnico de imagem Lisboa, Portugal 8K
Olá a todos e muito obrigado por este site.

Gostaria de vos perguntar qual é a origem e o significado do apelido Martins. Já me disseram aqui há muito tempo que é um patronímico, «filho de Martinho», se bem me lembro? Mas parece-me que isso apenas cobre a origem, não bem o significado... Para tal restaria perguntar o que significa Martinho, e se esse também for um patronímico, perguntaria o significado do nível anterior, e o anterior, etc., por aí adiante, até chegar a um significado e um grau familiar, nem que Martins queira dizer "Hexaneto do Chato".

Muito obrigado.

Celso Casinha Estudante Pombal, Portugal 2K

Gostaria de saber qual a origem do sobrenome Casinha.