Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Helena Veloso Professora Póvoa de Varzim, Portugal 6K

Gostaria de saber a origem do verbo desenrascar: vem de rasca, ou já do verbo enrascar?

Obrigada desde já!

Maria Sousa Professora Ovar, Portugal 4K

A palavra caravana deriva da palavra carro?

Agradeço que me esclareçam.

Dídimo G. Anconi Aposentado Uberaba, Brasil 9K

Gostaria de saber a etimologia da palavra hoje.

Maria José Guerreiro Doméstica Lisboa, Portugal 13K

Gostaria de saber qual o processo de formação da palavra perfeito e se na nossa língua existem palavras derivadas com dois prefixos.

Muito obrigada.

Arnaldo Buzack Tradutor/músico Brooklyn, EUA 9K

Dan Everett, no livro Don't Sleep, There Are Snakes: Life and Language in the Amazonian Jungle, aparentemente alega que a palavra jeito viria do verbo jazer, e quer dizer algo como «deitado», «acomodado» etc., oferecendo então uma explicação alternativa (e criativa, na minha opinião) para a origem do proverbial jeitinho brasileiro. Quando interpelado por um tradutor meu colega que leu o livro, ele não só confirmou isso como acrescentou que jazido é uma corruptela do original, que todos os dicionários brasileiros são ruins e que nenhum deles leva em consideração a evolução histórica da nossa língua. Incidentalmente, Aurélio, Houaiss e Luft, todos concordam em que a palavra jeito vem do latim jactus. O sr. Everett, em sua correspondência com meu colega, diz que aprendeu (e ensinou) isso quando viveu no Brasil, onde teria obtido um Phd em História do Desenvolvimento da Língua Portuguesa (sem precisar onde ou quando). Gostaria de saber se tem cabimento a inusitada teoria do sr. Everett. Agradeço antecipadamente.

Ana Paula Psicóloga São Paulo, Brasil 4K

Qual a origem da palavra irritado?

Raul Matos Agente de navegação Aveiro, Portugal 10K

Fui confrontado recentemente com a palavra maldizente, o que me causou alguma estranheza. Para significar «pessoa que diz mal de algo/alguém», costumo empregar a palavra maledicente. Neste contexto, gostaria de saber se a primeira forma é também correcta e se este é mais um caso de evolução etimológica por diferentes vias, popular e erudita.

Antecipadamente grato pela atenção dispensada.

Ana Rosa Estudante Loulé, Portugal 4K

Qual a origem da expressão «primeiros socorros»?

E qual a origem de cada uma das palavras/qual a palavra que originou primeiros e socorros?

Rafael Hoffschneider Estudante Maringá, Brasil 10K

Qual a origem e o significado do nome feminino Silene (por vezes também encontrado como "Cilene" aqui no Brasil)?

Obrigado!

Isabel Lopes Professora Porto, Portugal 6K

Gostaria de saber exactamente a formação da palavra poliedro e a sua origem.