Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Portugal 4K

Bem-vindos de volta. Gostaria de saber qual o significado e a origem da expressão «ir/vir de escantilhão para/de (...)».

Obrigado!

João Luís Barreira Médico Porto, Portugal 5K

Gostaria de saber qual a origem etimológica da palavra exantema (erupção cutânea com vermelhidão sem pústulas) uma vez que encontro referências à proveniência quer do latim exanthema, pelo grego exanthema, de exanthein, florescer, brotar, de ex- + anthos, «flor», quer, noutras citações, como oriundo da composição de "exa/nt/ema" ("exa" = exterior) e "ema" (hema = sangue), «sangue que vem para fora»?

Obrigado.

Nizete Pereira da Silva Secretária Não-Me-Toque, Brasil 4K

Gostaria de saber de onde e como surgiu a palavra locação.

Qual a origem da palavra locação?

Obrigada!

Zilda Mara Peixoto Doméstica Queimados, Brasil 16K

Que relação poderia haver entre os vocábulos cabra e caprino; vida e vital, e noite e noturno, segundo Mattoso Câmara Jr.?

José Matos Reformado Funchal, Portugal 7K

Origem da palavra prontuário ou a razão por que assim se chama aquele livro espécie de tira-teimas ou dificuldades.

Sara Marques Estudante Oliveira de Azeméis, Portugal 20K

Há algum tempo ouvi a palavra ara e fiquei curiosa quanto ao seu significado. Tenho a sensação de que li em qualquer lado que era uma palavra hebraica, mas não me consigo lembrar qual é o seu significado. Ficaria grata se pudesse obter aqui algum esclarecimento.

João Vilas-Boas Estudante Lisboa, Portugal 40K

Li num website que Richard Strauss, aquando da sua visita a Sintra, declarou acerca do Palácio da Pena: «Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Conheço a Itália, a Sicília, a Grécia e o Egipto e nunca vi nada que valha a Pena.» Terá sido esta a origem da expressão «valer a pena»?

Maria Conceição Docente Lisboa, Portugal 12K

No vosso item 14 714, «Encanar a perna à rã», têm o significado da expressão. Gostaria de saber se me sabem indicar a origem desta expressão.

Obrigada.

António Sá Téc. de informática Maia, Portugal 7K

Qual a origem da expressão «roubo de igreja», quando, num jogo de futebol, uma das equipas é claramente favorecida?

Óscar Barroso Professor Mirandela, Portugal 8K

Estou a fazer uma acção de formação baseada na semântica e na pragmática, e surgiu a questão de qual seria a origem da palavra confusão. Gostava, se possível, de saber a origem da palavra e da sua formação.

Desde já o meu muito obrigado!