Gostaria de saber a origem das palavras conselho e disciplina.
Obrigado.
Gostaria muito de saber quais sao as palavras que mantêm /e/ ou "e aberto" por motivos históricos (como esquEcer), ou /a/ como en caveira, ou "o aberto" ou "fechado" em palavras como corar e também qual é a tal razão histórica.
Agradeço imensamente (de um galego que continua a lutar com a pronúncia portuguesa...).
Gostaria de compreender o percurso etimológico do verbo esperar.
Gostaria de saber, pedindo, desde já, desculpa por poder ser uma repetição a pergunta, qual a origem da palavra bus. É um anglicanismo? Vem do latim, de omnibus (não creio que seja esta palavra, já que, penso, se encontra no dativo ou ablativo do plural, de omni).
Grato pela atenção e parabéns pelo excelente trabalho que têm desenvolvido.
Morango em Espanha diz-se fresa. Gostaria de saber qual está mais próxima do latim, se é que alguma vem do latim!
Muito obrigado.
Ficarei muito agradecido se me puderem informar qual a origem da palavra coxia (no sentido utilizado como determinado local de uma sala de espectáculos).
Queiram aceitar os meus cumprimentos e agradecimentos.
O significado etimológico da palavra ginásio.
Obrigada pela atenção.
Qual a origem da expressão arco-da-velha?
Mácula e solitário derivam de que étimos latinos e por que via?
Estou interessada em saber a origem e o significado dos nomes Joana, Costa e Prino.
Agradeço antecipadamente pela ajuda.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações