Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Ismael Sousa Goulão Brasil 13K

Vocês recomendam o uso do ponto final após assinaturas? Por exemplo, estou escrevendo um e-mail e digo:

«Atenciosamente,

Ismael»

(depois de "Ismael" vai ponto final, ou não?)

Grato!

Gaspar Francisco Jornalista Luanda, Angola 10K

Como se deve dizer corretamente: «via expressa», ou «via expresso»?

João Paulo Pereira Professor Macau, China 4K

Na seguinte passagem de um artigo sobre o terramoto que aconteceu no ano passado no Nepal, lê-se:

«Os dois amigos chegaram ao Nepal na noite de 24 de abril, após uma longa viagem de mochila às costas por vários países asiáticos. A aventura, julgavam, estava perto do fim. Quinze horas depois de aterrarem, o chão tremeu, matando quase nove mil pessoas.»

Não será mais correto utilizar aqui o gerúndio na sua forma composta, já que a morte das pessoas foi consequência do tremor de terra («o chão tremeu, tendo matado quase nove mil pessoas»)?

Vasco Costa Santos Estudante Lisboa, Portugal 8K

A palavra «hetero-tutela» tem hífen, ou perde-o?

Felipe da Silva Souza Agente dos correios Salvador, Brasil 50K

Uma mulher fala:

«O salário de todos está atrasado. Eu mesma/mesmo não recebi o meu ainda.»

1: Qual é o correto neste caso?

2: Qual a função sintática?

Aguileia Rodrigues Vila Velha, Brasil 4K

A palavra pode ser usada no feminino e masculino?

Isabel Pires Portugal 13K

«Chover chuviscos» é erro?

Lucas Kenji Porto Alegre, Brasil 10K

A expressão «poder-so-ia dizer», significando «poder-se-ia dizer isso», está correta? Acho difícil encontrar informação sobre essa fusão de pronomes (p. ex., como em «traz-mo»).

Ricardo Velho Portugal 10K

É possível escrever «Chegámos tarde, mas entramos com tudo»? Não me consigo entender com os meus colegas, que referem que a frase está correcta, mas na minha opinião o facto de termos dois tempos verbais diferentes deixa-me desconfiado, e soa-me muito mal (na minha opinião só com entrámos é que a frase ficaria correcta). Será que me pode esclarecer, por favor?

Renato Gomes Brasil 13K

Por favor, são consideradas erradas as expressões «um certo», «uma outra», etc.? Ou posso usá-las tranquilamente em meus textos?

Obrigado.