Sobre a palavra byte ou baite
Fui confrontada com a questão de ter de saber se a palavra byte é um acrónimo e não consigo encontrar resposta para esta dúvida. Se é acrónimo, quais as palavras que estão na sua origem?
O plural de guardião e temporão
Qual o plural de guardião: "guardiões", ou "guardiãos"?
Temporão: "temporões", ou "temporãos"?
Sobre a compatibilidade entre substantivos e a conjunção se
Considerem a seguinte frase:
«Trata-se da dúvida se seria ou não bom fazer isso.»
Seria uma conjunção integrante a segunda partícula se dessa frase?
Obrigado.
A propósito da palavra sito
Tenho dúvidas quanto à palavra sito.
Exemplo: «nas nossas instalações sitas em Arruda dos Vinhos», ou «nas nossas instalações sito em Arruda dos Vinhos»?
E qual é a categoria gramatical?
A diferença entre os verbos dissociar e desassociar
Há diferença, ao menos semântica, entre os verbos dissociar e desassociar?
Palavras prefixadas por intra-, infra-, per- e inter-
Qual a grafia correcta de palavras como "intra-operatório" (ou "intraoperatório"), "infrainguinal" (ou "infra-inguinal")? E "per-operatório" (ou "peroperatório")? E "interestadual" (ou "inter-estadual")?
Muito obrigado.
Uma palavra para substituir prequela
Depois de ler as perguntas da palavra prequela, verifiquei que, nas interessantes respostas dadas pelo vosso colaborador, nada se fazia para além de criticar a utilização de tal palavra (mamarracho e tal e coisa). O que desejava saber é se existe alguma palavra com igual significado, na língua portuguesa. E caso exista, qual.
Obrigado.
A expressão «Atenção! Não! Sim! Claro!»
A seguinte expressão, «Atenção! Não! Sim! Claro!», quantas frases e orações tem?
Vírgula em enumeração e a isolar complemento adverbial
Como poderíamos justificar o uso da vírgula nas orações abaixo?
1) «O Ponto Final a Vírgula e o Ponto de Interrogação tentavam descobrir qual deles era o mais importante.»
2) «Comigo, podem ser apenas três: “Ana Teresa, Maria José, Rita Sofia”. Mas também podem ser quatro: “Ana, Teresa, Maria José, Rita Sofia”. Sem mim, nunca saberão.»
3) «Digamos que valemos todos o mesmo. Sem pontos, vírgulas e pontos de interrogação, as palavras andavam todas perdidas pelo meio das histórias.»
Sobre a formação de homofóbico e homofobia
Tenho uma pergunta que julgo ser pertinente.
Na realidade o termo homofóbico refere-se, ao contrário do que é dito nos meios de comunicação social, a quem tem fobia ao seu semelhante ou a quem tem fobia à raça humana?
Tal parece ser a lógica etimológica do termo.
Se interpretarmos homo- como sendo o prefixo grego para semelhante ou homo como o étimo latino para homem, percebemos que quem sofre de homofobia tem na realidade aversão ao seu semelhante ou tem aversão à raça humana, e tal não é por certo o caso mais simplista de ter aversão à homossexualidade!
Na minha franca opinião pessoal, o termo homofobia é um termo criado artificialmente por uma literata comunicação social de esquerda apologista da homossexualidade, mas em que este mesmo termo não assenta o significado que quer fazer passar nas suas raízes etimológicas quer grega, quer latina.
Para mim o antónimo de homofobia seria filantropia, e não um indivíduo partidário da homossexualidade.
Gostaria que comentasse.
Agradecido pela atenção concedida.
