Superlativo absoluto sintético de esquisito e de apavorante
Qual o superlativo absoluto sintético das palavras esquisito e apavorante?
A tradução de "adamant" (inglês)
Gostaria de saber como devo traduzir a seguinte expressão: «Portugal´s adamant opposition.»
Será que posso criar o neologismo "adamântico"? Ficaria qualquer coisa como "oposição adamântica"?
Obrigado pela vossa ajuda.
«Em exercício» e «substituto»
Gostaria de saber em quais casos devemos utilizar a expressão «Em exercício», após identificarmos o cargo da pessoa, e em quais devemos utilizar a palavra substituto.
Aumentativo de rico
Qual o grau aumentativo de rico?
Extorsionário
Qual é o termo mais usado para «aquele que faz extorsão»? Extorquidor, extorsionário, extorsor, extortor, ou outro?
Muito obrigado.
O significado da palavra impante
Neste vosso artigo sobre o treinador Mourinho, é utilizada a palavra impante, que não encontrei nos dicionários que consultei: Houaiss e Porto Editora. Qual o significado?
«Conta, e ao seu melhor estilo impante, o treinador do FC Porto, José Mourinho, nos comentários a seguir ao empate...»
Os meus agradecimentos.
O nome da capital da Mongólia
Em português, como deverá ser escrito o nome da capital mongol?
Após uma pesquisa na Internet, deparei-me com as seguintes alternativas: Ulaanbatar, Ulan Bator, Ulan-Bator e Ulá Bator.
Obrigado.
A classe e as subclasses da palavra paciência
Ao resolver uma prova de aferição-tipo com os meus alunos, uma das perguntas mandava tomar em consideração a frase «a mãe perdeu a paciência...» e pedia a classe e as subclasses da palavra paciência. Quanto à classe, é um nome ou substantivo; quanto às subclasses, aprendi (tenho 54 anos) que os substantivos abstractos tinham apenas esta subclasse e que os concretos é que podiam ser próprios, comuns e colectivos. No entanto, as soluções da prova apresentavam a palavra também como um substantivo comum. Será assim?
A sintaxe de nomear e a voz passiva
Na frase «o meu professor foi nomeado dirigente do clube», que função sintáctica desempenha a expressão «dirigente do clube»?
Obrigada pela atenção dispensada.
«Não dá para mim fazer tudo sozinho»
Aprendi que a frase «É bom para mim comer bem» está correta, pois posso inverter a frase, indicando que o mim não é sujeito, por causa também da regência nominal do adjetivo bom e porque «para mim» indica opinião. Porém fiquei numa dúvida tremenda diante da seguinte frase: «Não dá para mim fazer tudo sozinho»; justificaria assim: «Fazer tudo sozinho não dá para mim» ou «Para mim, fazer tudo não dá» — até vejo a idéia de opinião, mas não vejo a regência nominal para poder utilizar o mim diante de infinitivo. Afinal, «Não dá para mim fazer tudo sozinho» está correta?!
É isso! Aguardo ansiosamente sua explicação!
