0,034 €
Como poderei escrever por extenso o valor 0,034 €?
O significado de siderurgia
O que são siderurgias?
«Eu suspeito de que» e «eu suspeito que»
Diz-se «eu suspeito de que ele fez isso» ou «eu suspeito que ele fez isso»?Gostaria de ter a vossa resposta. Muito obrigado.
Pronúncia de «molha-se» (verbo molhar)
Diz-se "quem anda à chuva mólha-se" ou "quem anda à chuva môlha-se"?
O plural de sim
A palavra sim tem plural? Se sim, qual é?
A palavra intimidatório
Quando escrevo a palavra intimidatório no processador de texto Word, ele considera-a errada. Está errada? Se sim, como se escreve?
O verbo ginasticar
Existe o verbo ginasticar?
Sobre o desaconselhado particípio passado “encarregue”
Diz-se «os soldados que estavam encarregados da esquadra», como vi numa recente emissão do programa Cuidado com a Língua!, na RTP, ou, como creio ser a forma correcta, «os soldados que estavam encarregues da esquadra»?
Obrigado.
Diminutivo de Luísa
Gostaria que me informassem se o diminutivo do meu nome (Luísa) é Luizinha (caindo o acento agudo e passando o s a z).
Muito obrigada.
Toponímia da Índia e norma portuguesa
Gostaria de saber quem é a "entidade reguladora" da língua portuguesa; ou seja, quem decide o que é uma nova palavra e qual é a ortografia correcta.
Na realidade, a minha dúvida específica tem mais que ver com toponímia. Várias cidades indianas optaram, nos últimos anos, por reavivar os seus nomes originais e dispensar os nomes latinizados que lhes foram apostos pelos colonizadores europeus. Assim:Bombaim tornou-se Mumbai em 1995Madrasta tornou-se Chennai em 1996Calcutá tornou-se Kolkata em 2000.
Porque é que, apesar dessa decisão, que acredito deve ser respeitada, em português continuamos a utilizar os nomes antigos? Quem pode determinar essa alteração? Posso simplesmente utilizá-los sem ser apontada por incorrecção?
Obrigada.