As abreviaturas P. e E. D.
O que significa a abreviatura P. e E. D. antes da assinatura?
O plural de pixel, novamente
Apesar de ter consultado as vossas respostas anteriores a dúvida relativamente ao plural de “pixel” continua por esclarecer (sugerem “pixels”, “píxeis” e “pixéis”). Dado que a informação disponível data de 2004, pretendo saber se já existe informação mais concreta em relação a este assunto.
Boicotar ‘vs.’ boicotear
O verbo «boicotear», em troca de «boicotar», é correcto em português?
As expressões adverbiais de tempo sem preposição
Gostaria de saber qual é a função sintáctica, de acordo com a TLBS, do grupo «um dia» na frase: «Um dia, à noite, ele viu a estrela.»
Plural de «sal de fruta» e joão-de-barro
Já pesquisei bastante e não consegui chegar a uma conclusão. O plural destas duas palavras compostas: “sal de fruta” e “joão de barro”.
Embora e ainda que – seguidos do conjuntivo
Depois de «embora» e «ainda que» em Portugal só se usa conjuntivo quando a acção não foi realizada e no Brasil sempre, é verdade? Encontrei essa informação numa gramática... Outra gramática que tenho diz que sempre se tem de usar conjuntivo. Então as frases: «Embora “tinha” escurecido decidi ir ao jardim» e «Ainda que “percebi” que estava sozinha, fugi» – estão correctas ou não? Obrigada pela ajuda!
Sobre o feminino de cantor
Indago agora sobre a razão pela qual se diz “cantora” e não "cantriz", “escritora” e não "escritiz" enquanto "imperadora" e "actora" são formas erradas de nos referirmos a “imperatriz” e “actriz”. Obrigado.
Sobre a forma de Tamisa
Queiram ter a bondade de me informar como se deve escrever o nome do bem conhecido rio inglês: "Tamisa" ou "Tâmisa".
Muito obrigada.
Sobre a forma da palavra losango
Ultimamente tenho-me deparado com a escrita e dicção de "losângulo" em vez de «losango», que sempre achei ser a designação correcta da figura geométrica. Foi assim que a aprendi. Agradecia o esclarecimento, pois não me apercebi de nada que justificasse essa mudança.
Os géneros das palavras
Gostaria de colocar uma questão relativamente ao género feminino das palavras? Com a evolução da língua portuguesa temos assistido à existência de machismo nas palavras? Será o feminino das palavras minorante relativamente ao masculino?
