«Continente australiano»
Em conversa com alguns colegas surgiu a seguinte dúvida: pode dizer-se «continente australiano», ou deve dizer-se «Oceânia»?
Subponderar e sobreponderar
O oposto de sobrestimar é subestimar.
Será que a mesma lógica deveria aplicar-se a ponderar, com subponderar a ser o oposto de sobreponderar? Estas palavras não são aceites em muitos corretores ortográficos, nem em alguns dicionários. É correta a sua utilização?
E a utilização de "sobponderar", pode ser considerada um sinónimo de subponderar?
Alguma das alternativas está mais correta?
Obrigado.
Caga-tacos (calão, insulto)
Encontro em diversas fontes o significado de caga-tacos. Não encontro é a origem da palavra. Podem ajudar-me?
Obrigado.
As expressões «erro ortográfico» e «bonita caligrafia»
Estará errado dizer «erro ortográfico» e «bonita caligrafia»?
Será incoerente realmente?
Obrigado.
A expressão «de caminho»
Utilizar a frase «agora não posso, vou mais de caminho» é errado?
Obrigada
O adjetivo médio-oriental
Gostaria de saber se há — e, havendo, qual seria — um gentílico para o Oriente Médio (ou Médio Oriente, na norma lusitana).
Os gentílicos 'mediooriental' e 'medioriental' são usados na língua espanhola.
Pergunto-me se em português é possível usar algo semelhante, como 'médio-oriental'.
Desde já, agradeço a atenção. Abraços.
«Museu da Eletricidade» e «Museu de Eletricidade»
Reparei que em Lisboa existe o Museu da Eletricidade, e no Funchal o Museu de Eletricidade.
Qual é o correto?
A expressão «continuação» na correspondência
Usar a expressão continuação como forma de despedida é incorreto?
Obrigada.
«Sem caráter» e «com mau caráter»
«Pessoa sem carácter» ou «pessoa com mau carácter»?
O consulente escreve de acordo com a norma ortográfica de 1945.
A abreviatura de atenciosamente
Por que no Brasil a abreviação de Atenciosamente é At.te?
Como a Academia Brasileira de Letras chegou a essa abreviação? Não consigo entender.
Por que tem esse ponto no meio, por exemplo? Não consigo achar essa resposta em site nenhum.
Quando essa pergunta aparece, simplesmente respondem que a abreviação é essa, e não “att.”.
Obrigado.