Às vezes, acho bastante "complicado" classificar uma determinada palavra em "-ado" como adjetivo ou particípio passado de uma forma composta na voz passiva analítica. Muitas vezes, essas noções "superpõem-se". Como esclarecer tal dúvida? Exemplifique-a por favor e cite uma bibliografia a respeito.
Obrigado.
Na nossa escola surgiu a seguinte dúvida:
«Na escola os alunos aprendem coisas de sonho e beleza.»
As palavras «sonho» e «beleza», como se classificam morfologicamente? Como substantivos ou adjectivos?
Agradecemos resposta, pois a celeuma é grande...
Tomei conhecimento da aprovação da Portaria n.º 1488/2004 de 24 de Dezembro de 2004, pelo Ministério da Educação, relativa à nova terminologia linguística a ser utilizada no ensino da Língua Portuguesa no Ensino Básico. Chamou-me particularmente a atenção a questão das designações de "quantificadores relativos e universais", em substituição dos determinantes indefinidos, etc.
Gostaria de saber se será possível saber a opinião dos senhores relativamente a esta questão.
Aproveito para pedir, se possível, alguma informação bibliográfica de base para a sua sustentação, caso seja do vosso conhecimento.
Agradecendo, desde já, a atenção dispensada a este meu pedido de ajuda, despeço-me, ansiosa pela resposta mais completa e urgente possível.
Como classificar morfologicamente as palavras "depois" e "atrás" nas frases seguintes?
"Anos atrás, o mundo era outro."
"Dias depois, Daniel voltou eufórico ao lar."
Gostaria de acrescentar que minha dúvida se prende ao fato de, se se considerarem "depois" e "atrás" advérbios, ter-se-á o caso de advérbios a modificar substantivos ("anos" e "dias").
Obrigado.
Quando o uso de um simples "independente" pode substituir o mais garboso, mas um tanto pedante, "independentemente"?
Desde quando mil milhões é um milhar de milhão e não um bilião? Qual foi a convenção e em que ano se realizou?
Como se deve dizer: Maria chegou «meio» morta ou «meia» morta de cansaço?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações