Predicativo do sujeito em «A igreja parecia leve, de algodão»
Gostaria de saber se na frase «A igreja parecia leve, de algodão» há locução adjetiva. E expliquem por favor.
A classificação morfológica de tal
Num teste pedi a classificação morfológica de tal em: «Eu farei de improviso tal castigo/Que seja mor o dano que o perigo.» Sempre considerei tal como determinante demonstrativo, mas há quem me diga que é um advérbio de intensidade. Estarei mesmo enganado?! Está junto de um nome, é variável... não é mesmo determinante?
Obrigado.
A palavra embora na frase «Ele foi embora a correr»
Gostaria de saber uma informação: na frase «Ele foi embora a correr», a que classe de palavras corresponde embora?
O advérbio subitamente
Subitamente é um advérbio que se integra na subclasse de tempo, ou modo?
O adjectivo e substantivo beato
Beato/beata é apenas substantivo, ou pode funcionar também como adjectivo? A expressão «muito beato» estará correcta?
Obrigada.
A legitimidade do adjectivo proletário
Proletário pode ser também um adjectivo? No dicionário que tenho, aparece somente como substantivo, mas na expressão comum «o internacionalismo proletário», a palavra surge claramente como adjectivo. A expressão está correcta?
A palavra veloz na frase «Este cavalo é veloz»
Na frase «Este cavalo é veloz», a palavra veloz pertence a que classe de palavras?
A subclasse do advérbio porquê
«Gosto de te ver com a saia hoje, não sei porquê.»
Nesta frase podemos encontrar dois advérbios, não e porquê, correcto?
Gostaria ainda de esclarecer a que subclasse pertence o advérbio porquê.
Grato pela atenção.
A análise morfológica das palavras comunicação, telespectador e cigarro
Qual a análise morfológica das palavras comunicação, telespectador e cigarro?
As inconsistências da gramática tradicional
Estou estudando sobre a gramática tradicional (GT) e a gramática sintagmática (GS) e tenho uma dúvida: qual(is) a(s) inconsistência(s) da GT ao juntar numa classe elementos que são funcionalmente distintos (no caso o pronome), levando em conta os elementos da GS. Estou entendendo que tem relação com o que Mirim Lemle diz: «A gramática tradicional agrupa o que é funcionalmente diferente e separa o que é funcionalmente uno.»
Gostaria de explicações.