Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: DT (Dicionário Terminológico)
Jorge da Cunha Professor Arruda dos Vinhos, Portugal 9K

Peço a vossa ajuda no esclarecimento da seguinte questão.

Surge, numa nova gramática, a seguinte frase: «O João assistiu ao espetáculo.» A expressão «ao espetáculo» aparece como sendo complemento indireto, contudo parece-me ser um complemento oblíquo (CO). Vejamos:

Para ser CO, tem sempre de ser (1) GPrep ou GAdv; (2) sendo GPrep, pode ser introduzido por qualquer preposição; (3) não pode ser substituído pelo pronome pessoal lhe; (4) aparece na resposta às perguntas: O que aconteceu…? O que se passa com…? O que fez…?

Ora, voltando à parte da frase em questão:

1) É um GPrep.

2) É introduzida por uma preposição.

3) Não pode ser substituída pelo pronome pessoal lhe.

4) Aparece na resposta à pergunta: O que fez o João? Assistiu ao espetáculo.

Admitamos a hipótese defendida na tal gramática. Para ser complemento indireto:

1) É sempre um GPrep selecionado pelo verbo (confirma-se).

2) É sempre introduzido pela preposição a (confirma-se).

3) Pode ser substituído pelo pronome pessoal lhe (não me parece).

4) Responde à pergunta: «A quem?» (não me parece).

Se o meu raciocínio está correto, estamos perante um CO. Admito, no entanto, que esteja errado.

Cecília Silva Professora Azeitão, Portugal 4K

Já está claro para mim que o antigo complemento circunstancial foi substituído pelo termo modificador. Submeto à vossa consideração a análise sintáctica desta frase: «Ontem, o João deu-lhe o livro no café.»

Eis como a analiso:

Sujeito: «O João».

Predicado: «Ontem, deu-lhe o livro no café».

Complemento directo: «o livro».

Complemento indirecto: «lhe».

Modificador (digo “modificador 1”, “modificador de tempo” ou simplesmente “modificador”?): «Ontem». 

Modificador (“2”, “de lugar” ou apenas “modificador”?): «no café».

Grata pelo esclarecimento.

Anónimo(a) 5K

A propósito da resposta As dúvidas de um «sportinguista com status e stique», onde se transcrevia um anterior texto sobre o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, aqui fica este aditamento do seu autor, o nosso prezado consultor D' Silvas Filho.