Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: DT (Dicionário Terminológico)
Maria Cláudia Roque Professora Porto, Portugal 5K

Na frase «Mesmo que não chova, não vamos lá no domingo, que ainda está frio», a 3.ª oração «que ainda está frio» deve ser considerada oração coordenada explicativa ou oração subordinada causal?

Mesmo lendo os vossos esclarecimentos sobre a distinção destes dois tipos de orações, fica a dúvida: é uma explicação ou uma causa?

Aguardo os vossos esclarecimentos. Desde já agradeço a atenção dispensada.

José Tomé da Silva Matos Estudante Viseu, Portugal 3K

Gostaria que me informassem acerca do processo de formação da palavra assustadiça. Partindo do adjetivo assustada, penso que será derivada por sufixação, mas se considerar o nome susto, talvez seja por parassíntese.

Estou confuso. Podem ajudar-me nesta dúvida?

Obrigado.

Célia Arruda Professora Caldas da Rainha, Portugal 1K

Na frase «O João magoou-se», o verbo é transitivo ou intransitivo?

Luís Magalhães Professor Porto, Portugal 1K

Antes de mais, deixo o meu elogio a toda a equipa do Ciberdúvidas pelo brilhante trabalho que tem vindo a desenvolver. Seguidamente, o meu pedido de esclarecimento.

Na frase «O cavalo que andava costumado às escaramuças (....)» [ retirada de Contos Tradicionais do Povo Português, Teófilo Braga], qual é a função sintática do constituinte «às escaramuças»?

Agradeço antecipadamente a vossa resposta.

Guilhermina Rebocho Professora Évora, Portugal 1K

Na frase «D. Dinis foi um poeta cuja atividade decorreu nos séculos XIII-XIV», o manual que utilizo considera o antecedente de cuja é «D. Dinis». A resposta está certa? Se sim, porquê?

Obrigada.

Alice Esteves Vaz Professora Coimbra, Portugal 2K

Na frase «Não dormi muito bem»,  «muito bem» desempenha a função de modificador ou complemento oblíquo?

Sónia Silva Professora Porto, Portugal 1K

Tenho uma dúvida em relação à seguinte frase, presente num manual escolar: «Em 1929, Hergé publicou a primeira prancha de Tintin.»

Considerando que «Em 1929» corresponde à função sintática de modificador, podemos considerá-lo como parte integrante do predicado?

Obrigada.

Maria Dias Professora Lisboa, Portugal 5K

Posso aceitar pobre, em vez de pobr- como forma de base da palavra pobreza? Ou posso aceitar as duas?

Obrigada.

Ana Vilhena Professora de Português Lisboa, Portugal 3K

Na frase «A Sara gosta da maneira como o Rui fala de livros», a oração subordinada adjetiva relativa restritiva assume a função sintática de modificador do nome restritivo ou complemento do nome, atendendo à natureza do nome maneira?

Susana Teresa Belo do Carmo Professora Famalicão, Nazaré, Portugal 1K

Em primeiro lugar, um enorme agradecimento por este vosso espaço: um verdadeiro "Templo do Saber".

A minha dúvida prende-se com as palavras aritmética e dramaturgo que, no manual de Português com que trabalho atualmente, aparecem classificadas como sendo palavras compostas. Não consigo encontrar, na bibliografia que me costuma servir de apoio (gramáticas, dicionários e afins), qualquer explicação que suporte esta classificação. Estará correta? Se sim, quais os elementos que entram na composição de cada uma destas palavras?

Um grande bem-haja pela vossa disponibilidade e partilha.