Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: DT (Dicionário Terminológico)
Cláudia Santos Portugal 7K

Gostaria de saber como classificar a função sintática do segmento «ao sentimento» na expressão «Camilo cedeu ao sentimento». Consideramos que se trata de um complemento oblíquo ou indireto?

Muito obrigada.

Maria João Carvalho Professora Lisboa, Portugal 4K

N[um] enunciado como «Agora ele tem vivido em Coimbra», podemos apreciar o valor aspetual iterativo ou imperfetivo?

Já li, nas vossas respostas, que os dois valores básicos são o perfetivo e o imperfetivo e que os outros – habital, iterativo e genérico são situações –, mas cada manual e cada gramática dão a sua explicação e os seus exemplos para configurar os vários valores aspetuais (que são sempre os mais flagrantes) e não consigo encontrar um consenso.

Assim sendo, os enunciados construídos com complexos verbais como «tens vivido» ou até no pretérito «tinhas feito» configuram sempre o mesmo valor aspetual ou depende do contexto específico de cada frase?

Grata,

Maria João Carvalho Professora Lisboa, Portugal 2K

Na frase «Oxalá que eles pudessem dizer mais qualquer coisa», configura-se uma modalidade apreciativa? Oxalá, que exprime desejo, pode ser tido como um juízo de valor?

E, dado que o verbo está conjugado no pretérito imperfeito do conjuntivo, não podemos também considerar válida a presença da modalidade epistémica com valor de probabilidade?

Grata.

Madalena Couto Formadora Porto, Portugal 4K

Na frase «O velho moleiro encontrou o frade no caminho», o complemento «no caminho» será um complemento oblíquo, ou um modificador?

Iolanda Batista Professora Lisboa, Portugal 4K

Disseram-me que a relação que se estabelece entre família e pai é de hiperonímia-hiponímia. Ainda assim, pergunto se a relação de holonímia-meronímia também pode ser considerada válida.

Grata.

Maria Manuela Salvador Cunha Professora aposentada Porto, Portugal 7K

Na frase «O livro é deles», qual é a classe morfológica de deles?

Pronome possessivo, ou pronome pessoal contraído?

Maria Brasileiro Estudante Guarda, Portugal 5K

Gostava de saber o que são verbos paradigmáticos e qual a melhor forma de eles serem ensinados aos alunos.

Obrigada.

Noémia Pinto Professora Viseu, Portugal 3K

Tendo surgido algumas dúvidas, em contexto escolar, sobre classificação de orações, venho solicitar a vossa ajuda, mais uma vez, para esta questão.

Assim, como podemos classificar, nas frases seguintes, as orações subordinadas?

1. Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma.

2. Por isso, num dia de calor/ Me sinto triste de gozá-lo tanto.

3. Não gosto que me peguem no braço.

Grata pela atenção.

José Carlos de Oliveira Moura Estudante Aracaju, Brasil 4K

Qual a conjunção subordinativa que compõe a frase «Quanto mais passa, mais a dor aumenta»?

Grato.

Helena Matos Professora Viseu, Portugal 3K

Na frase «O mundo, como destas amostras se pode concluir, não promete soberbas felicidades», como se classifica a oração que está entre vírgulas?