Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: DT (Dicionário Terminológico)
Manuel Cabeleira Gomes Professor Lisboa, Portugal 7K

Na frase «Quem manda sou eu.», partindo do princípio de que «quem manda» é o predicativo do sujeito, como é que devemos classificar esta oração?

Vanessa Ribeiro Administradora Três Lagoas, Brasil 9K

Quantas orações há na seguinte frase: «Isso está certo ou não?» Uma ou duas?

Noémia Santos Professora Coimbra, Portugal 2K

Agradecia que me esclarecessem relativamente à função sintática dos adjetivos na frase «O livro lê-se a um ritmo veloz e ávido.» O nome ritmo exige, neste contexto, complemento do nome? Parece que sim, uma vez que, se os retirarmos da frase, esta deixa de fazer sentido. Ou haverá outra interpretação?

Muito obrigada, desde já. 

Iolanda Marisa Alexandre Batista Professora Lisboa, Portugal 1K

Na frase «desencadeando antipatia e recusa da aproximação entre os mortais quando o caos aparece no horizonte», qual é a função sintática de «entre os mortais»? Complemento do nome de «aproximação» ou modificador do grupo verbal de «desencadear»? 

Grata pela atenção.

Diana Almeida Estudante Vila Real, Portugal 2K

Na frase «Ninguém faz ideia de quão imenso é o universo», a oração «de quão imenso é o universo» é subordinada completiva ou subordinada substantiva relativa?

Obrigada pela ajuda. 

Maria Santos Professora Viseu, Portugal 2K

Na frase «Nem aqui me deixa a sua odiosa presença», o adjetivo «odiosa» é complemento do nome ou modificador restritivo do nome?

Muito obrigada!

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 1K

A propósito da dúvida suscitada por mim com referência à expressão abaixo, respondida na data de 22/1/2018, gostaria, como acréscimo, que fosse feita a análise sintática da frase que forneci como exemplo:

«Ele era de opinião que céu cinzento e gotas de chuva nas janelas tiram o ânimo e causam melancolia.»

Obrigado.

Emília Barata Professora Faro, Portugal 2K

Na frase «A imagem do mar começava a transformar-se numa referência de esperança e ambição.», a função sintática da expressão «numa referência de esperança e ambição» é complemento oblíquo ou predicativo do sujeito?

Isabel Lourenço Professora Portugal 5K

Agradecendo, desde já, a vossa ajuda, gostaria que me esclarecessem relativamente à função sintática do segmento da frase abaixo.

Em «O rei e os seus conselheiros reuniram-se na sala do Paço.», qual é a função sintática de «do Paço»? Pode considerar-se tratar-se de uma parte de um todo?

Filipa Carvalho Supervisora documentação Lisboa, Portugal 6K

A segunda parte da seguinte frase é uma oração subordinada adverbial, iniciada por «onde»? Creio que não. Caso seja, sou obrigada a colocar uma vírgula, estou certa?

«Faz hoje anos que o Luís iniciou uma digressão pelo Oriente(,) onde visitou Hong Kong e Macau.»

Agradeço muitíssimo a vossa atenção.