Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: DT (Dicionário Terminológico)
Gustavo Ribeiro Estudante Aveiro, Portugal 3K

Na frase «Ninguém está isento de contribuir para melhorar o futuro do país.», a função sintática de predicativo do sujeito é desempenhada por «isento», «isento de contribuir» ou «isento de contribuir para melhorar o futuro»?

Sofia Silva Professora Lisboa, Portugal 5K

Com as mudanças/retificações nas Metas Curriculares, acompanhadas pela publicação de muitas gramáticas, verifico não haver consenso quanto à inclusão do modificador no predicado. Daí a questão: o modificador (seja ele "do grupo verbal" ou "de frase", conforme terminologia anterior) integra ou não o predicado?

Obrigada pelo esclarecimento.

Matilde Gabriel Estudante Lisboa, Portugal 7K

Gostaria de saber se o verbo considerar-se é um verbo copulativo.

E, uma vez que estou a questionar, queria também aprender, de uma forma pragmática, a distinção entre complemento do nome e modificador restritivo do nome (MNR).

Obrigada.

María Aparicio V. Estudante León, Espanha 7K

Gostaria de saber qual é em português a diferença entre o predicativo e o atributo, já que a distinção é diferente na minha língua materna, e não consigo compreendê-la.

Zita Sequeira Professora Lisboa, Portugal 2K

Desde já o meu bem-haja por existirdes, pois sois de extrema importância.

Podereis, por favor, fazer a análise sintática dos elementos desta frase?

«Foi a poesia, antes da psicanálise, que nos tornou conscientes desta perturbante verdade existencial (...).»

Grata.

Ana Guedes Estudante Porto, Portugal 6K

Gostaria que me esclarecessem as funções sintáticas da seguinte frase:

«Júpiter era o pai dos deuses.»

Considero o seguinte:

Júpiter – sujeito;

era o pai dos deuses – predicado;

o pai dos deuses – predicativo do sujeito;

dos deuses – modificador restritivo de nome.

A dúvida é se podemos incluir o modificador restritivo de nome no predicativo do sujeito, ou se tem de ser uma função separada deste.

Desde já, o meu obrigada e os meus parabéns pelo trabalho realizado.

Fernanda Moura professora Matosinhos, Portugal 7K

Pode o complemento indireto ser precedido pela preposição para?

Na frase «Ela trouxe os bolos para as crianças», a expressão «para as crianças» pode ser complemento indireto ou é modificador?

Obrigada.

Helena Sousa Professora Porto, Portugal 3K

Tendo surgido várias divergências na classificação da oração iniciada por que, solicito a vossa ajuda para a sua classificação. A frase é a seguinte: «…estou aqui, há séculos, nesta capital de Império que, mesmo sem Império, continua a ser uma das grandes capitais do mundo.»

Obrigada.

Mónica Sanches Professora Fânzeres, Gondomar, Portugal 30K

A fronteira entre a coesão referencial e a lexical nem sempre é fácil! Surgiu-me uma dúvida em relação ao tipo de coesão que o termo «livros» configura no seguinte enunciado:

«Esta publicação do autor inclui várias poesias cuja escrita corresponde ao tempo de publicação dos seus livros, desde Peregrinação até Exorcismos e Conheço o Sal, mas que não foram incluídos neles.»

Tratando-se de um hiperónimo, o vocábulo «livros» aponta para uma coesão lexical, mas não poderá considerar-se uma catáfora lexical, tendo em conta que há uma clarificação dessa realidade logo a seguir, quando se explicita os títulos dos livros? Neste sentido, tratar-se-ia de uma cadeia de referência, pelo que já não se poderia tipificar como coesão lexical.

Qual a vossa opinião?

Maria Marques Enfermeira Lisboa, Portugal 9K

Como é que se divide e classifica a seguinte oração?

«A entrevista desta semana é mais interessante do que a da semana anterior.»